A exposição é o resultado de ensaios fotográficos de 20 artistas selecionados no 3º Festival Photothings. Desde 2021, o Festival busca encontrar novos públicos além daquele já instalado no sistema da arte brasileira. Procurando novos nichos e grupos, o festival ampliou a escuta de novas vozes e produções artísticas, permitindo que outras falas sejam ouvidas.
Com a proposta de estimular a produção fotográfica nacional, o FESTIVAL PHOTOTHINGS é dedicado aos artistas visuais que tem a fotografia como suporte para o seu trabalho. Seu principal objetivo é estimular a produção fotográfica e oferecer a oportunidade para que novas produções artísticas possam aparecer e contribuir para a cultura brasileira. Sem um tema curatorial pré-estabelecido, a intenção é delinear um panorama plural da fotografia autoral produzida por uma geração de artistas pouco conhecidos neste segmento, causada pela ausência de oportunidades de acesso ao mercado, restrito nas mãos de poucas galerias e feiras de arte.
Os ensaios fotográficos de 20 artistas selecionados no 3º Festival Photothings, entre os mais de 400 inscritos, poderão ser vistos na estação Paraíso do Metrô de São Paulo a partir do dia 17 de agosto. Todas as atividades que envolvem o festival são gratuitas.
Entre os 20 artistas que vão expor no Metrô, 5 foram contemplados com a premiação de um fotolivro autoral.
Vale destacar que desde 2021, buscamos encontrar novos públicos, indo além daquele público já instalado no sistema da arte brasileira. Procuramos novos nichos e grupos minoritários, exatamente para escutar novas vozes, conhecer outras produções artísticas e permitir que outras falas sejam ouvidas.
Realização: Festival Photothings e Linha da Cultura