A Vitrine de Figurinos de Ópera, na Estação Marechal Deodoro, recebe o vestido das personagens Emilia Marty e Elina Makropulos, interpretadas pela soprano Eliane Coelho, a mais célebre cantora lírica brasileira dos últimos 50 anos.
Apresentada na temporada lírica de 2019 do Theatro São Pedro, O caso Makropulos, de Leoš Janáček, contou com a Orquestra do Theatro São Pedro e teve direção musical de Ira Levin, concepção cênica de André Heller-Lopes (que também assina os figurinos), cenografia de Renato Theobaldo, iluminação de Fábio Retti e visagismo de Anderson Bueno.
A narrativa fala de arte, vida eterna e uma complexa disputa judicial que se arrasta por uma década. Sentimentos e situações da vida e das relações humanas, sem os quais de nada adianta a busca pela juventude eterna.
O caso Makropulos é uma história “que se equilibra na corda bamba entre o real e o fantasmagórico (…) Janáček compôs a música mais áspera que já havia escrito até então”, define o jornalista e crítico musical Lauro Machado Coelho (1944-2018) em seu livro A Ópera Tcheca (Ed. Perspectiva, 2003).
O elenco reuniu nomes como o da soprano Eliane Coelho, que interpretou a personagem central da trama, Emilia Marty, uma diva de ópera que busca a fórmula da vida eterna. Além dela, o elenco contou com Eric Herrero, Vinicius Atique, Michel de Souza, Daniel Umbelino, Luisa Francesconi, Giovanni Tristacci, Mauro Wrona, Anderson Barbosa, Nathalia Serrano e Fernanda Nagashima.
Realização: Theatro São Pedro
Apoio: Linha da Cultura