A exposição apresenta diversas expressões e representações das cinco regiões do Brasil a partir das suas paisagens, seus povos e suas manifestações culturais.

A Estação República recebeu a exposição Brasilidade, com curadoria de Renato Negrão. No percurso expositivo, o fotógrafo Paulo Henrique Cruz, por meio de imagens, apresenta diversas expressões e representações das cinco regiões do Brasil.

Falar sobre o Brasil em um ensaio fotográfico é missão difícil. Os fotógrafos, porém, com sua capacidade de enxergar além do que está em nossa frente, conseguem mostrar o país em sua complexidade. Por mais que se busque imagens feitas nas cinco regiões do Brasil, ainda assim teremos particularidades do nosso imenso país que nos escapa. Paulo Henrique Cruz, no entanto, mostra um maravilhoso recorte deste país tropical. 

O Brasil é visto pelo fotógrafo com bastante generosidade e percorre suas belezas, presentes nas paisagens urbanas e do interior, nos rituais religiosos, nas festas culturais, nos costumes dos povos originários, e nos faz sentir orgulho de pertencer a uma nação com dimensão continental, além do resgate da emoção de viver no Brasil. Outro elemento importante abordado pelo fotógrafo é a luz do Brasil: uma luz que realça as cores, a paisagem e o céu. 

Brasilidade, segundo o dicionário, é um sentimento de afinidade ou de amor pelo Brasil. A exposição que o Metrô apresenta ao público de São Paulo te convida a viajar pelo país e se reconhecer, de forma positiva, nas imagens, pois somos todos frutos da diversidade do Brasil. O fotógrafo que há mais de 20 anos percorre o país à procura de se conectar com essa brasilidade compartilha, agora, um pouco de suas andanças. 

Fotografia: Paulo Henrique Cruz 
Curadoria: Renato Negrão 
Realização: Linha da Cultura