Grandes personalidades negras

A mostra exibe 81 artistas indicados por CEUs, Fábricas de Cultura e outras entidades culturais do estado de São Paulo para criarem obras em grafite que homenageiam 81 personalidades negras que fizeram nossa história. 

No ano em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil – o mais festejado episódio do processo de formação do Estado brasileiro –, é importante revisitar a história oficial, para dar a devida importância ao protagonismo negro na formação da sociedade brasileira em uma enormidade de aspectos.  

A exposição Grandes personalidades negras apresenta 81 obras em grafite, em homenagem a 81 importantes figuras negras que atuaram nos mais diversos campos, com suas canetas, pincéis, vozes, armas e todos os instrumentos e habilidades de que dispunham na luta por equidade racial, isto é, por uma sociedade mais igualitária, justa e sem preconceito. Das 81 personalidades negras, destaca-se Emanoel Araújo, artista e idealizador do Museu Afro Brasil, falecido em 7 de setembro de 2022, que se notabilizou pela luta pelo reconhecimento e valorização da produção afro-brasileira. 

A escolha dos homenageados foi realizada pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) do estado de São Paulo – primeiro órgão do país criado para a defesa dos direitos da comunidade negra e enfrentamento ao racismo – e levou em conta suas trajetórias, as grandes contribuições e, em muitos casos, seu pioneirismo na área de atuação. 

Para retratar os homenageados, foram indicados 81 artistas pelos CEUs, Fábricas de Cultura e outras entidades culturais do estado de São Paulo. Eles criaram as obras em grafite reproduzidas nesta exposição. Os grafites originais estão em exibição no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. 

Grandes personalidades negras integra a terceira edição do MIS em Cena, programa do MIS que busca democratizar o acesso à cultura e ir ao encontro dos territórios mais periféricos da cidade. 

Marcos Mendonça
Diretor-geral do MIS, MIS Experience e Paço das Artes 

Realização: Museu da Imagem e do Som (MIS) em parceria com o Museu Afro Brasil, MIS Experience, Paço das Artes, CPDCN Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Linha da Cultura