A mostra conta com uma seleção de 114 minirretratos criados pelo artista ao ar livre, pela cidade, tendo os transeuntes como inspiração. É uma resposta ao isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19, que afetou diretamente sua vida e o estimulou a produzir retratos aproveitando todas as ocasiões que lhe causassem inspiração.

Olá, sou Iury Simões.

Sou um artista plástico de Fortaleza/CE e moro em São Paulo há cerca de 4 anos.

Desenhar e pintar já faz parte da minha vida desde os 7 anos, mas durante a pandemia criei o hábito de produzir todos os dias, o que me ajudava a me expressar enquanto passava por um período tão complicado. Assim que voltei a andar pelas ruas de São Paulo, senti a necessidade de desenhar e andar ao mesmo tempo, pois não podia perder algumas oportunidades criativas. Assim nasceu “Andarilhos”, uma coleção que já conta com centenas de artes únicas, feitas em um momento de captura do cotidiano de alguém.

A necessidade de pintar os personagens me fez criar uma minipaleta, pequena o suficiente para se fixar a um dedo, possibilitando ter a liberdade de pintar em qualquer lugar. Andando pelas calçadas, visitando restaurantes e cafés, metrôs, festas, bares, museus ou praças, sempre tem alguém interessante que pode virar arte. Os minirretratos, feitos originalmente no tamanho 8 x 10 cm, são criados em um espaço de tempo que não ultrapassa 5 minutos.

Um dos meus desejos é que essa coleção possa motivar você a produzir em qualquer hora ou lugar, tornando o fazer artístico parte do seu dia a dia.

Afinal,
Todo mundo pode fazer arte,
Todo mundo pode ser arte,
Todo mundo tem direito à arte.

Iury Simões
Artista

Mirela Albuquerque
Produtora

Realização: Iury Simões, Mirela Albuquerque e Linha da Cultura

Siga nas redes sociais