São Paulo, por Malu Mesquita

A fotógrafa Malu Mesquita apresenta a maior cidade da América Latina através do seu olhar atento de artista e de moradora da cidade. A mostra conta com mais de 25 imagens e curadoria do fotógrafo Renato Negrão.

A exposição apresenta a maior cidade da América Latina pelo olhar atento da artista que nasceu e vive no bairro da Mooca, região central da cidade, e tem uma maneira particular de ver São Paulo. Como parte das comemorações do aniversário da cidade, Mesquita mostra duas séries fotográficas onde São Paulo é a protagonista: em uma delas a cidade aparece em seu esplendor de metrópole, com as singularidades que toda grande cidade apresenta; na outra série, desenvolvida durante a pandemia, a cidade é vista com elementos simbólicos, como janelas, redes de proteção, um arco-íris visto após uma forte chuva etc. 

Malu Mesquita enfrentou as incertezas da pandemia da Covid-19 desenvolvendo uma compulsão criativa pelo trabalho. Ela fechou as portas de seu apartamento e passou a olhar o mundo pela janela. A rotina da quarentena a levou a observar a mesma paisagem doméstica com uma perspectiva diferente, e a arte dá o tom da narrativa. Impedida de sair às ruas, a artista passou a garimpar objetos de produção pela internet e incluiu estes objetos, que chegavam pelo correio, como um elemento a mais em sua produção diária. Caixas com slides fotográficos, que um dia pertenceu a uma família, foram usados para sobrepor nas fotografias que produzia, criando assim um ambiente misterioso, com diferentes camadas cromáticas. O que observamos é um território subjetivo entre o espectador e a paisagem. Todo processo de criação deste potente ensaio aconteceu enquanto a artista estava isolada, principalmente nos anos de 2020 e 2021. Quem viveu as aflições de uma pandemia entenderá sobre o que falam as fotos. 

A exposição apresenta uma série de imagens sobre o trabalho autoral desenvolvido pela artista durante a pandemia. São fotografias de São Paulo, aqui vista de forma diferente. A rede de proteção que dá título ao trabalho é uma alusão às redes presentes nos edifícios e às simbologias que elas representam em relação à segurança de quem vive em prédios altos. 

Fotografia: Malu Mesquita
Curadoria: Renato Negrão
Realização: Linha da Cultura

Siga nas redes sociais: