A concepção e a elaboração do Metrôtoon foram desenvolvidas pelos próprios funcionários das áreas operacionais, de comunicação com o passageiro e de marketing do Metrô, em conjunto com o cineasta e design de animação Céu D´Ellia e a ADAG Comunicação. A elaboração e implementação das peças ocorreram durante o período mais agudo da pandemia da Covid-19 no Brasil. Talvez por isso, os “bonecos” foram aceitos quase que instantaneamente pelos passageiros. Havia uma necessidade coletiva de calmaria e de segurança.
Os temas abordados sempre estiveram presentes nas comunicações institucionais com os passageiros, mas ao serem aplicados de maneira tão diferente da forma imperativa de antes, provocou uma benéfica disrupção nesta interação com os que passam diariamente nas estações do Metrô. “Por favor” e “Por gentileza” são expressões quase que obrigatórias atualmente nas mensagens dentro do sistema metroviário. Veja abaixo alguns dos temas abordados pelos cartuns:
Personas e o Metrôtoon
O cartum possibilita também representar perfis de passageiros, o que deixa as mensagens bem próximas de seu público, proporcionando também abrangência às ações de comunicação. Em 2021, o Metrô realizou um trabalho com abordagem metodológica em design de serviço para entender a necessidade dos passageiros e foram definidos 07 personas e seus mapas de empatia. Com isso, a empresa ampliou o conhecimento de seus clientes e aplicou em sua comunicação abordagens ainda mais diretas, tendo os “bonecos” como os grandes mensageiros.
“Invasão” nas estações
Foto: Márcia Alves/MetrôSP