Exposição que apresenta excertos de 4 obras do ilustrador Marcelo D’Salete, em celebração do Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, 30 de janeiro.
Marcelo estudou design gráfico, é graduado e mestre em artes plásticas. A produção do artista dá visibilidade a cultura afro-brasileira e aborda questões raciais e sociais que atravessam a comunidade negra no Brasil, em produções épicas e contemporâneas.
No percurso expositivo o visitante pode conhecer peças de alguns dos seus trabalhos publicados:
No álbum Cumbe (Veneta, 176 páginas, 2014), o artista aborda o período colonial e a resistência negra contra a escravidão no Brasil. O livro foi publicado em Portugal, França, Áustria, Itália, Espanha e EUA (Fantagraphics). Cumbe foi selecionado pelo PNLD literário de 2019 para o Ensino Médio, Plano Ler + como recomendação de leitura para escolas de Portugal e premiado no Eisner Awards 2018 na categoria Best U.S. Edition of International Material.
O livro Angola Janga – Uma história de Palmares (Veneta, 432 páginas, 2017) trata dos antigos mocambos da Serra da Barriga, mais conhecidos como Quilombo dos Palmares. Angola Janga foi agraciado pelo Prêmio Grampo Ouro 2018, HQMIX 2018, Jabuti 2018 e o Rudolph Dirks Award 2019 (Melhor Roteiro América do Sul). A obra foi selecionada pelo PNLD literário de 2019 para o Ensino Médio. O livro foi publicado também na França, Portugal, Áustria, Espanha, Polônia e EUA.
Em Encruzilhada (Veneta, 160 páginas), relançada em 2016, Marcelo aborda temas como violência, jovens negros e discriminação em grandes cidades.
A obra Mukanda Tiodora (Veneta, 224 páginas) traz a São Paulo da década de 1860 a partir da experiência de uma mulher negra escravizada. Tiodora morou antigamente na região do bairro da Liberdade. Essa é uma história emocionante, inspirada em fatos reais, em uma edição rica em materiais de apoio, que inclui textos das historiadoras Cristina Wissenbach e Silvana Jeha, uma cronologia da luta abolicionista em São Paulo e, pela primeira vez, a reprodução integral das cartas de Tiodora.
Realização: Linha da Cultura
Siga nas redes sociais