Rita Lee como vovó Ritinha por Guilherme Francini

A mostra contempla 20 artes, entre ilustrações inéditas e extraídas dos livros infantis “Amiga Ursa”, “Dr. Alex”, “Dr. Alex e o Phantom” e “Dr. Alex e vovó Ritinha: uma aventura no espaço”, assinados pela artista e ilustrados por Francini, que exploram o lado escritora infantil da estrela do rock.

Rita Lee, além de ser a maior roqueira do Brasil e um ícone de nossa cultura, também se dedicou à literatura infantil – e eu tive a honra de ter sido convidado por ela para ilustrar suas histórias. Nossa parceria começou de maneira inusitada. Sem nunca ter visto um desenho meu, Rita me convocou: “Você vai ilustrar meu livro”.

Sem nunca ter feito uma ilustração profissional, aceitei o desafio. De nosso encontro, surgiram quatro obras: “Amiga Ursa”, “Dr. Alex”, “Dr. Alex e o Phantom” e “Dr. Alex e vovó Ritinha: uma aventura no espaço”. Devo minha carreira como ilustrador à Rita, a quem chamo de “fada-madrinha”.

Como vovó Ritinha, ela defende os animais e o meio ambiente e se transforma em fada para passear em discos voadores. A partir do texto lúdico de Rita, criei cenas com técnicas de luz e sombra, que trazem a sensação de que aquele universo realmente existe, em ilustrações que a colocam no imaginário infantil.

Em celebração à nossa lenda paulistana, o Metrô de São Paulo me convidou para preparar esta homenagem. Enquanto você visita a exposição, curta a playlist especial que preparamos neste link.

Sobre o artista
Guilherme Francini

Paulistano pós-graduado em Animação, o ilustrador Guilherme Francini viu sua carreira tomar outro rumo diante o pedido da célebre Rita Lee: “Você vai ilustrar meu livro!”.

Realização: Guilherme Francini @guilhermefrancini e Linha da Cultura