A exposição nos dá a oportunidade de enriquecer o nosso vocabulário a partir da reunião desses regionalismos e ressalta a importância da preservação da memória oral e do entendimento de que a língua é uma bem cultural vivo que também se transforma.

O Nordeste brasileiro é uma região composta por nove estados com características geográficas e culturais únicas, bastante perceptíveis na forma como as pessoas se comunicam e se manifestam, seja na música, dança, literatura, culinária ou em festas populares. Há quem diga que parece uma língua diferente, um jeitinho único de transmitir valores.

Ao apresentar algumas dessas expressões em uma exposição no Metrô de São Paulo, a Linha da Cultura celebra a presença e a importância da comunidade nordestina para a cidade.

A proposta de dicionarizar expressões nordestinas nos dá a oportunidade de enriquecer o nosso vocabulário a partir da reunião desses regionalismos e ressalta a importância da preservação da memória oral e do entendimento de que a língua, por si só, é viva e também se transforma.

Ao se conectar com essas palavras, esperamos que desperte em você alguma memória afetiva de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte ou Sergipe que possa ser (re)construída no seu imaginário.

Os significados apresentados nesta exposição foram extraídos de Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 1ª ed., 2009.

Realização: Jô Ribes Comunicação e Linha da Cultura