Aniversário de inauguração da obra Como Sempre Esteve, O Amanhã Está Em Nossas Mãos, de Mário Gruber

O mural “Como sempre esteve, o amanhã está em nossas mãos”, do artista Mário Gruber Correia (Santos, SP, 1927 – São Paulo, SP, 2011) foi criado para a Estação Sé do Metrô e comemora 35 anos de inauguração dia 25 de janeiro de 2022.

O mural Como Sempre Esteve, o Amanhã Está em Nossas Mãos, do artista Mário Gruber Correia (Santos, SP, 1927 – São Paulo, SP, 2011) foi criado para a Estação Sé do Metrô e comemorou 35 anos de inauguração dia 25 de janeiro de 2022.

Iniciado em 1979, só veio a ser concluída em 1987. Nas palavras do artista, descritas por Enock Sacramento no catálogo Arte no Metrô (2012), a obra de 50 metros quadrados, realizada com tinta acrílica e vinílica sobre concreto é, nas palavras do artista:

“(…) um trabalho que foi pensado para envolver o público em uma reflexão sobre a sua origem histórica. O pêndulo branco separa duas épocas: o passado e o presente. As três mãos – a grande da espada, a do botão e a da pistola – bem como o branco, o negro e o imigrante, com seus braços, são os elementos principais desse mecanismo complexo, definidor da ação dos homens na construção de seu destino.”

Esta obra integra a coleção de arte pública do Metrô de São Paulo, composta hoje por 92 trabalhos de arte contemporânea. 

Realização: Linha da Cultura