A exposição é resultado de uma das caminhadas fotográficas promovidas pelo Metrô que percorreu as estações do trecho da Av. Paulista e seus arredores para registrar os primeiros movimentos da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo 2023, ocorrida em 11.06.
Como celebrar a diversidade de ser em meio a tantos desafios e apagamentos históricos? É possível enxergar cores em um horizonte preto e branco? Na tentativa de responder a essas perguntas, as imagens aqui expostas propõem comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ sem nos esquecermos de que a luta por dignidade e respeito é diária.
Celebrado mundialmente no dia 28 de junho, essa data reafirma a importância do sentimento de orgulho das pessoas e a memória do acontecimento em 28 de junho de 1969 em Stonewall, local icônico em Nova York, nos Estados Unidos da América, quando diversas pessoas estiveram à frente de movimentos populares para garantir que nenhum ser humano se envergonhe de ser quem é.
“Caminhando com Orgulho” é resultado de uma das caminhadas fotográficas promovidas pelo Metrô de São Paulo, que percorreu as estações da Linha 2-Verde para registrar os primeiros movimentos da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Os participantes, em sua maioria fotógrafos de várias regiões da cidade, buscam clicar a movimentação nas estações, as cores, os encontros, os passageiros, os figurinos, as manifestações e os closes da vibração e diversidade deste evento que se move também pelas estações do Metrô e ocupa a Avenida Paulista e seus arredores. As imagens aqui apresentadas foram produzidas na manhã fria e ensolarada do dia 11.06.2023, nas estações Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp. Consolação e na Avenida Paulista.
Realização: Linha da Cultura