Desde sua implementação, a família de cartum tem celebrado datas marcantes. No Dia Mundial da Gentileza (13 de dezembro) de 2022, por exemplo, lá estavam as personagens do Metrôtoon para engajar os passageiros a terem atitudes gentis, não só dentro do sistema com também em seu cotidiano. As ações também contribuíram na reflexão sobre o que é ser gentil e ter atitudes mais humanas para com aqueles que nem sequer conhecemos. Com o tema, O que é ser gentil para Você?, passageiros deixaram mais de 3.180 mensagens em post-its em painéis personalizados.
Também no período de celebração do Natal e Novo de 2022 a família de cartum estava presente com mensagem festiva e de desejo de bons momentos para o ano seguinte. Em 25 de janeiro de 2023, dia do Aniversário da Cidade de São Paulo, eles engajaram os passageiros a transformarem uma das principais cidades do Brasil, com mais de 12 milhões de habitantes, em uma Cidade Gentil. E no Carnaval, lá estava o mascote da família de cartum alertando aos passageiros sobre como se comportar nas estações.
A mensagem de Boas Festas da família de Cartum aos passageiros em 2022: “Bora embarcar nessa viagem em 2023”.
Vamos fazer juntos São Paulo a Capital da Gentileza”, um convite aos passageiros, no Dia da Cidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 2022
O “Folião Metrôtoon” alerta os passageiros durante o Carnaval em São Paulo: “Marque o ENCONTRO nas saídas das estações!”; ” Vamos PREVENIR acidentes” e “Diversão para todos com RESPEITO e GENTILEZA”.
Outras Campanhas
“ Ser gentil” deixou de ser uma simples expressão e tornou-se a linguagem da comunicação institucional da empresa. Sempre que possível, o Metrô de São Paulo utiliza em suas comunicações cada vez elementos gráficos com cores vivas, mensagens em linguagem simples e lúdica. Veja abaixo alguns exemplos.
“Choveu? Vá de Metrô! É mais seguro e mais rápido.”
“Se precisar utilizar seu próprio veículo, atente-se à dica: Mantenha maior distância do veículo à frente. Em caso de emergência, ligue 193.”
“Música no Metrô.
A trilha dos trilhos.
Quer se apresentar no Metrô SP?”
“Acesse nosso site para mais informações.”
“Perdeu alguma coisa no Metrô? Todos os dias, encontramos cerca de 300 objetos. Você pode consultar com os funcionários de qualquer estação se o seu objeto foi encontrado.
Para pertences com identificação do proprietário, como nome, consulte nossos canais de atendimento ou, para demais objetos, visite a nossa Central de Achados e Perdidos.”
Trilha Sonora
Foto: Márcia Alves/MetrôSP