A cidade através da lente

Confira o resultado do trabalho de 40 mulheres empreendedoras paulistanas que participaram de oficinas online de capacitação profissional em Arte e Fotografia.

A capital paulista recebe a exposição A Cidade Através da Lente a partir do dia 8 de março. A mostra é derivada de um projeto homônimo, que propõe protagonismo e transformação social por meio da fotografia. Realizada pela Pink Produções e produzida pela Elo 3, em parceria com o Consulado da Mulher e patrocínio da Whirpool, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, esta iniciativa fortalece o processo da descoberta das afetividades, valorizando os produtos e o potencial gastronômico de cada uma das participantes. 

Em cartaz na Estação República até 7 de abril, a mostra é resultado do trabalho de 40 mulheres empreendedoras paulistanas que participaram de oficinas online de capacitação profissional em arte e fotografia, ministradas pela artista e educadora Flávia Mielnik, responsável ainda pelo conteúdo educativo do Museu da Casa Brasileira. Com curadoria de Karina Bacci, fotógrafa do Museu de Arte Moderna de São Paulo, a exposição valoriza a sabedoria gastronômica destas mulheres que tiveram a oportunidade de aprender, de forma teórica e prática, como captar as texturas, cores e sensações de suas comidas através da fotografia, além de melhorar a comunicação de suas empresas. 

As empreendedoras Thaís Alves e Hortense Mbuyi Mwanza são duas das expositoras presentes na mostra. Thaís é proprietária do Qumbe Doces Africanos, uma confeitaria em São Paulo especializada em culinária africana que busca resgatar a ancestralidade através do paladar. A congolesa Hortense é proprietária do Espaço Wema, uma cozinha comunitária localizada na Ocupação 9 de Julho que tem como objetivo principal a culinária afetiva e ancestral, apresentando o cotidiano e o valor dos ingredientes africanos. 

“É muito importante estimular o protagonismo e fortalecer a autoestima dessas mulheres, para que possam perceber que são capazes de produzir coisas incríveis e ocupar um papel de destaque dentro da comunidade onde vivem”, conta Soraya Galgane, diretora da Pink Produções. “As participantes desta edição do projeto são empreendedoras do ramo gastronômico, e puderam aplicar as técnicas aprendidas dentro do A Cidade Através da Lente para impulsionar a comunicação e as vendas de suas empresas”, completou a empresária. 

Além de São Paulo, a exposição entra em cartaz em Manaus, Rio Claro e Joinville – cidades em que atua o Consulado da Mulher – com obras realizadas por 40 empreendedoras de cada um destes municípios, totalizando 160 participantes desta edição do projeto. 

Após a conclusão da exposição, serão doadas câmeras fotográficas para as participantes, além de catálogos da exposição para bibliotecas e escolas dos municípios que receberão a mostra. 

SOBRE A PINK PRODUÇÕES 

Há 18 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Pink Produções alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Em parceria com empresas, a Pink promove projetos inovadores e de transformação social em todas as regiões do Brasil. 

SOBRE CONSULADO DA MULHER 

Há 20 anos, o Instituto Consulado da Mulher trabalha com a transformação social através do empoderamento e do incentivo ao empreendedorismo feminino, oferecendo assessoria de gestão de micro negócios, qualificando mulheres empreendedoras e oferecendo apoio e confiança para que elas se sintam capazes de ampliar seus negócios e adquirir autonomia financeira. 

Curadoria: Karina Bacci 
Projeto Educativo em Fotografia e Arte: Flávia Mielnik 
Realização: Pink Produções 
Produção: Elo 3 
Parceria: Consulado da Mulher 
Patrocínio: Whirpool, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura