No primeiro concurso fotográfico lançado pela Linha da Cultura, os metroviários foram instigados a mostrarem, por meio de imagens, como percebem o seu local de trabalho. Os fotógrafos, amadores ou profissionais, registraram cenas do dia a dia, mostrando os bastidores de seus ambientes de trabalho e um lado do Metrô que os passageiros não conhecem. Os trabalhos foram selecionados pela equipe da Linha da Cultura do Metrô e a mostra apresenta Renato Negrão como curador convidado.
No primeiro concurso fotográfico lançado pela Linha da Cultura, os metroviários foram instigados a mostrarem, por meio de imagens, a forma que eles percebem o seu local de trabalho. Essa narrativa em forma de registros se tornou a mostra “O Metrô que você vê”.
A exposição é composta por 44 fotos, coloridas e P&B, selecionadas dentre um total de mais de 140 imagens inscritas. Os fotógrafos, amadores ou profissionais, registraram cenas do seu dia a dia, mostrando aos passageiros os bastidores do Metrô, como: os pátios de manutenção retratando a resiliência da natureza à margem dos trilhos; a mais nova frota de trens que circulam no Monotrilho; o olhar para a cidade tendo como perspectiva as cabines dos trens e o brilho da solda na via durante a madrugada com a equipe de manutenção fazendo o seu trabalho, detalhes que os passageiros desconhecem.
Os trabalhos foram selecionados pela equipe da Linha da Cultura do Metrô em conjunto com o curador convidado Renato Negrão, que apresenta seu relato sobre as fotografias:
“O Metrô de São Paulo é uma das instituições mais importantes da cidade e o público em geral poderá ver imagens feitas por trabalhadores do Metrô que, com a competência de quem conhece bem o que fotografa, poderá compartilhar um olhar único sobre o tema, levando o espectador a conhecer coisas e lugares que estão além de sua área de acesso. São fotografias feitas com atenção e paixão e que mostram o Metrô em suas particularidades, instigando ainda mais o visitante da exposição a se interessar pelas imagens”.
Linha da Cultura e Renato Negrão
Realização: Linha da Cultura