Os temas abordados pelo artista peruano Ivan Ciro Palomino em suas ilustrações – impactantes e questionadoras – estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, como mudanças climáticas, liberdade de expressão e educação e induzem à reflexão: como será o futuro das próximas gerações? 

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), o Metrô de São Paulo e a Virada Sustentável apresentam a exposição Consciência, que traz para a estação Trianon-Masp ilustrações do artista peruano Ivan Ciro Palomino.

A mostra tem como objetivo provocar reflexão e conscientização sobre os desafios atuais da sociedade. Os desenhos feitos pelo artista mostram as consequências econômicas, sociais e ambientais resultantes da ação do homem sobre o planeta.

O impacto destas ações, traduzido nas ilustrações de Ciro, nos leva a questionar: como será o futuro das próximas gerações?

Ciro explora temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como mudanças climáticas, liberdade de expressão e educação. Os ODS são 17 metas globais que fazem parte da Agenda 2030, plano de ação adotado por todos os líderes de governos e Estados integrantes da ONU, incluindo o Brasil, para agir contra a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Consciência é a sétima exposição individual do artista e a sexta fora do Peru. Algumas das obras desta mostra já estiveram em exibições coletivas na China, no Irã, na Polônia, dentre outros países. Em 2018, Ciro expôs suas obras na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, onde recebeu diversas premiações.

Realização: Virada Sustentável e Linha da Cultura