“Di Cavalcanti – 125 anos” no Metrô

As vitrines culturais da Estação Trianon-Masp recebem as reproduções das obras “Seresta” (1925) e “Carnaval” (1929/30), que são um recorte da exposição “Di Cavalcante – 125 anos”, em cartaz no Farol Santander. As obras fazem parte da mostra, que apresenta um conjunto de obras raras e extraordinárias, pertencentes a coleções particulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.
As instalações nas vitrines culturais contam com a curadoria de Denise Mattar e fazem parta do Convênio Cultural entre o Metrô de São Paulo e o Farol Santander São Paulo.

Em comemoração aos 125 anos de nascimento de Di Cavalcanti, o Farol Santander São Paulo traz para a cidade um conjunto de obras raras e extraordinárias do artista pertencentes a coleções particulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.

Integra a mostra a excepcional obra Carnaval, adquirida na década de 1930 por um colecionador em Paris, lá permanecendo até o ano passado, quando retornou ao Brasil. Um trabalho impactante, desconhecido pelo público.

As obras apresentadas traçam um percurso do artista de 1920 a 1970, através de seu tema favorito: o povo brasileiro, com suas mulheres, festas, sambas e carnavais. O conjunto proporciona a oportunidade única de ver algumas de suas obras-primas e também de acompanhar sua trajetória pictórica, pesquisas
estéticas, opções construtivas e afinidades eletivas. Terminando pelo início, a exposição apresenta Fantoches da meia-noite, álbum realizado por Di Cavalcanti em 1921. O conjunto de 16 gravuras, acompanhado de texto do poeta Ribeiro Couto, foi editado por Monteiro Lobato num álbum extremamente moderno para a época e de grande impacto até hoje. Seu lançamento foi o ponto de partida da Semana de Arte Moderna de 22, na qual Di Cavalcanti teve um protagonismo marcante.

“Di Cavalcanti — 125 anos” vem assim apresentar o artista na sua integridade, um intelectual apaixonado, boêmio, sensual e romântico — autor de algumas das mais belas obras da nossa arte. Obras que têm o cheiro, o sabor e a cor do Brasil.

Denise Mattar
Curadora

Realização: Farol Santander