Dia 12.11 é o Dia Mundial do Hip Hop e, para celebrar a data, a Linha da Cultura, em parceria com o Pátio São Bento, criou uma programação em homenagem a essa manifestação cultural.
O Hip Hop ganhou força nos anos 1970 em Nova York, chegando ao Brasil nos anos 1980. Em São Paulo, tomou forma na região central, com suas primeiras posses, sendo a Estação São Bento seu ponto de encontro. Reunindo dança, música e ações sociais, o Hip Hop é um movimento político-cultural que tem peso bastante expressivo em todo o mundo. Por isso, celebrar esse dia com apresentações de rap e breaking, alguns de seus elementos mais característicos, no Pátio São Bento é bastante simbólico.
Sobre o Núcleo Arte e Comunicação do Programa Einstein e o Ateliê Versus Latinoamérica
Há 24 anos, o Programa Einstein está atuando na comunidade de Paraisópolis, onde proporciona atividades socioeducativas e atendimentos à saúde infantil. O Núcleo Arte e Comunicação iniciou suas atividades em 2003, oferecendo oficinas de teatro, música e danças, incluindo o breaking, dentro das atividades de Hip Hop. O grupo, hoje orientado pelo educador BBoy Rodolfo Grilo, tem em seu elenco 80 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos. Esses bailarinos levam o breakdance para as ruas, quebradas e espaços de arte, representando a cultura Hip Hop e todos os seus caminhos.
Versus Latinoamérica é um ateliê artístico surgido no final de 2021, que respira arte e promove eventos culturais (como cinema comunitário, lançamentos de livros, exposições de artistas) na região central de São Paulo, mais precisamente no bairro do Bixiga. A cultura de DJ é muito forte no espaço, onde há encontros de diversos coletivos, e a soma desses projetos são festas com discotecagem, entre outros eventos, que facilitam o acesso à cultura para seu público.
Realização: Linha da Cultura
Apoio: Pátio São Bento