A mostra contempla 19 desenhos coloridos de passageiros, captados pela artista, que também é metroviária, durante trajetos no Metrô. São traços rápidos, que congelam cenas que em questão de segundos desaparecem, misturando-se com outras no embarque e desembarque das estações.
A série de ilustrações “Entre vagões” é composta por 19 obras que mostram cenas descontraídas capturadas pela artista Clarice Muriel dentro de vagões do Metrô de São Paulo. A produção, focada em passageiros, foi feita a partir de desenhos de observação e tem o interesse de ressaltar algumas particularidades de cenas presentes no cotidiano de quem utiliza o transporte metroferroviário.
Clarice estuda design gráfico, mas, além disso, é metroviária, uma profissão que a ensinou a enxergar uma beleza diferente nesse ambiente subterrâneo que transporta milhares de pessoas diariamente. Os temas abordados por Clarice e sua paixão pelo desenho como forma de ler e enxergar o mundo nos permitem conhecer e compartilhar um pouco dessa visão que mescla realidade com um olhar atento e criativo.
Os traços mais soltos podem conter algum movimento inesperado do observado, ou até mesmo o movimento do trem enquanto a artista desenhava rapidamente, pela incerteza de quando cada passageiro iria desembarcar. No aproveitamento para o digital foi preservado o máximo possível da veracidade dos esboços, procurando trazer, assim, a dinâmica de como passageiro e trem se movimentavam.
A brincadeira das obras se estende para a cor da parte interna dos trens, com tons fortes de rosa nas janelas e verde no piso, e por que não corrimãos amarelos? É certo que isso só é possível graças à liberdade que a arte nos proporciona, e a artista nos mostra isso com cores vivas que se adequam a cada cenário, trazendo uma nova perspectiva para quem utiliza o transporte sobre trilhos.
Realização: Clarice Muriel Braguin e Linha da Cultura