Figurino da personagem Kátia Kabanová, da ópera de mesmo nome, de Leos Janácek

A Vitrine de Figurinos de Ópera na Estação Marechal Deodoro recebe um dos figurinos da personagem Kátia Kabanová, interpretada pela soprano Gabriella Pace, da ópera “Kátia Kabanová”, de Leos Janácek, tido como um importante representante da história da música do século XX.

A ópera estreou pela primeira vez no Brasil em agosto de 2018 no Theatro São Pedro, contando com a Orquestra do Theatro São Pedro, direção musical do maestro Ira Levin e direção cênica de André Heller-Lopes.

Considerada a obra-prima de Janácek, a ópera que estreou na cidade de Brno, em 23 de novembro de 1921, conta a história da jovem independente Kátia Kabanová (interpretada pela soprano Gabriella Pace), oprimida pelas convenções hipócritas da classe média personificadas em sua sórdida sogra.

Com libreto do próprio compositor, a ópera em três atos é baseada na peça teatral “A Tempestade”, do escritor e dramaturgo russo Aleksandr Ostrovsky, traduzida para o tcheco por Vincenc Červinka, e foi inspirada na musa e grande amor platônico do compositor, Kamila Stösslová, uma mulher casada e cerca de quarenta anos mais jovem.

A obra possui uma linguagem extremamente lírica, profundamente ligada às grandes frases melódicas do século XIX, mas com uma maturidade de escrita musical muito característica do século XX.

Fotos: Sergio Ferreira

Realização: Theatro São Pedro

Apoio: Linha da Cultura