Foto: Márcia Alves/Metrô SP

Metrô de São Paulo  

A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. Está integrada à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.

O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Jardim Colonial), somando 71,5 km de extensão e 63 estações.

Pela rede administrada pelo Metrô, são transportados 2,9 milhões de passageiros diariamente. A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 12,8 km de extensão e 11 estações.

A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações. Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.

Escolhemos ir pelo lado da brincadeira, mostrando as atitudes inapropriadas. Estamos gerando um amplo processo de reflexão. O Metrôtoon é como um espelho”, no qual os passageiros se identificam nas personagens atitudes que por ventura fazem no dia a dia”, explica Ricardo Pandolfi, Gerente de Comunicação e Marketing do Metrô de São Paulo.

ADAG – uma empresa de Multicomunição

A ADAG é uma das agências brasileiras com maior experiência no atendimento a clientes do setor público. Fundada em 1970, desde 1983 a empresa tem tido a oportunidade de prestar serviços em todas as esferas da administração pública federal, estadual e municipal. 

Com foco em políticas públicas e ações socialmente responsáveis, tem como propósito valorizar relacionamentos, instituições e marcas. Essa intenção é o que a motiva a ser uma empresa permanentemente atenta, inquieta e pulsante. 

Atendendo o Metrô de São Paulo desde 2018 desenvolveu inúmeras ações de comunicação, entre elas o Metrôtooon que apresentamos para essa premiação

A inteligência desse projeto veio incorporada no briefing, onde a linguagem lúdica já estava demandada. Esse novo formato de comunicação educativa entre o modal e a população paulistana é muito valioso, pois preserva o conteúdo técnico comportamental, voltado primordialmente para a segurança de todos dentro do sistema”, explica Luiz Celso Piratininga Jr., sócio e CEO da ADAG Comunicação.

Céu D’Ellia – Cineasta e Ilustrador  

Cineasta & Designer de Animação, o brasileiro Céu D´ellia tem experiência em todas as áreas de produção de animação, como animador, designer, diretor, roteirista, escritor e produtor, trabalhando no Brasil, Estados Unidos, França e Inglaterra. Iniciou sua carreira profissional animando comerciais para o as maiores agências brasileiras, pelas quais ganhou importantes prêmios. 
Desenhou os Ploc Monsters, 128 personagens para uma marca de chicletes, em 1988, que ganhou o prêmio Top de Marketing, com mais de 80 milhões de unidades vendidas em um único mês. No mesmo ano, lançou seu primeiro curta-metragem experimental, o filme Adeus, também muito premiado e escolhido, em 2004, pelo Festival de Clermont-Ferrand, como um dos mais destacados curtas brasileiros de todos os tempos. Fez parte das equipes de diretores de animação iniciadores da Dreamworks (Amblimation) e da Disney Europa. 

Em 1989, começou uma carreira internacional em Londres, com o longa de animação Fievel Goes West, produzido por Steven Spielberg. Com financiamento da Fundação Rockefeller (Rockefeller’s Vitae Art Grants), começou a pesquisar questões ambientais ainda nos anos 90, recebendo em 1996 o prêmio Hopes for The Future for a Sustainable World, da IUAPPA/IAS. Criou o NUPA, um centro de inovação de cinema de animação, onde dirigiu diversos trabalhos.

Outros destaques são a supervisão de animação para Pateta, O Filme (Disney, Paris, 1994-95), o premiado livro em quadrinhos Zu Kinkajú (2013), o curta independente de animação Love Will Rescue You (2015), sobre tráfico (escravidão) de crianças em Myanmar e Tailândia, e a direção de arte, consultoria de direção e direção de episódio para a série de animação infantil P. King Duckling (Disney Jr, LAP & UYoung, NYC, 2015-17).

Eu valorizo muito mais esse tipo de trabalho do que minhas colaborações pra Disney ou Dreamworks. Colaborar positivamente, pra milhões de pessoas viverem melhor seu cotidiano, se relacionarem melhor entre si e com o sistema de transporte: – Me dá realmente satisfação, paz de espírito. A vida real das pessoas é isso, e contribuir com elas me faz muito bem. Sou grato ao Metrô de São Paulo e à ADAG por essa oportunidade”, Céu D’Ellia

Resultados

Foto: Márcia Alves/Metrô SP