Foto: Márcia Alves/Metrô SP
O conceito “Mais Gentileza”, com sua linguagem lúdica, educativa, suave, simpática e calma é a resposta do Metrô à percepção dos passageiros quanto à maneira com que a empresa interagia diariamente: formal, impositiva e distante, com uso de uma linguagem baseada na cultura do não, como por exemplo: “Não pise na faixa amarela!” e “Não compre produtos de ambulantes!”. A linguagem do lúdico vem contribuindo para o processo de consciência comportamental, tanto para os passageiros, quanto para os próprios funcionários. O “Mais Gentileza” é baseado em cinco pilares:
Desde a publicação das primeiras vinhetas do Metrôtoon nos painéis digitais instalados nos trens e estações, é crescente o número de elogios nos canais de relacionamento da empresa. Ainda há muito a ser percorrido, mas a cada mensagem espontânea de passageiros, maior a certeza de que a linguagem está realmente transformando para melhor a imagem do “Comunicador” Metrô e contribuindo para boas práticas nas estações e trens.
Depoimentos dos Passageiros asseguram a boa aceitação
Data: 19/01/2023
Mensagem: “Boa tarde. Quero ELOGIAR os vídeos de forma cartoon que são passados nas telas do metrô reportando ao uso e postura correta nos trens e estações. Sempre que assisto, fico com um sorriso no rosto. São criativos, alegres, objetivos e passam a mensagem com muito carinho e respeito. Parabéns a todos da equipe.”
Data: 08/06/2022
Mensagem: “Parabéns pela sinalização da família cabeça de batata orientando as pessoas a deixarem a porta livre para o desembarque e orientando a fila de embarque nas laterais da porta. Parabéns tbm para o filme que orienta as pessoas a não embarcar com a mochila nas costas! Muito bom! Esse não devia sair de cartaz nunca!“
Data: 01/12/2022
Mensagem: “Gostaria de dizer que as charges Metrôtoon são muito instrutivas e divertidas. Gosto muito e as pessoas com quem tenho conversado também.”
Data: 21/12/2022
Mensagem: “Vim aqui falar que eu adoooooro o “Metrotoons”. Não tirem, por favor!! Façam mais artes com o “Metrôtoons”. Minhas viagens ficam bem mais legais com esse cartum. Obrigada!”
Data: 17/05/2022
Mensagem: “Quero elogiar a proposta do Metrôtoon! Personagens muito interessantes, temas abordados de forma lúdica e que atraem a atenção das pessoas. A narrativa das histórias atraem nossa atenção e creio que isto reforce as campanhas educativas dentro dos trens.”
Pesquisa de Avaliação da Campanha
Os resultados da pesquisa realizada pela empresa em julho de 2022 sobre as duas campanhas inseridas no projeto “Mais Gentileza” (Metrôtoon e Embarque com Gentileza), mostram o quanto os passageiros já perceberam a mudança na comunicação institucional. Para 72% dos passageiros, a adesivação nas plataformas melhorou o embarque e o desembarque.
O projeto de comunicação com a nova linguagem obteve mais de 90% de aceitação entre os passageiros entrevistados. Segundo a pesquisa, 32% dos entrevistados consideram a família de cartum do Metrô de São Paulo simpática e amigável; 31% consideram que o conteúdo chama a atenção e 33% consideram as mensagens de fácil assimilação.
Com relação aos cartuns, o nível de lembrança espontânea foi grande. A adoção de um modelo mais descontraído com histórias fáceis de entender, personagens divertidos e cores agradáveis foi muito bem recebido pelos passageiros. Do total de entrevistados, 43% querem mensagens mais descontraídas dentro das estações.
Apelidos
Durante a realização da pesquisa, muitos bonecos receberam apelidos carinhosos dos entrevistados (Veja abaixo). A família de cartum do Metrô começa a fazer parte do imaginário e do cotidiano dos passageiros.
Celebrações e outras campanhas
Foto: Márcia Alves/Metrô SP