Gentileza e a Leveza dos cartuns humanizam o Metrô de São Paulo
Fotos: Márcia Alves/MetrôSP
O Metrô de São Paulo está em processo de transformar a maneira com que se comunica e interage com os passageiros e nas redes sociais, na busca por humanizar e dar leveza às suas mensagens. A empresa escolheu o conceito “Mais Gentileza” para aproximar seus clientes e engajá-los ao hábito de boas práticas comportamentais dentro do sistema metroviário. A empresa escolheu os simpáticos e divertidos personagens assinados pelo cineasta e design de animação Céu D´Ellia, para serem os mensageiros institucionais da empresa, junto aos passageiros e aos seus seguidores nas redes sociais. A iniciativa é do Metrô de São Paulo, com planejamento e estratégia da ADAG Comunicação.
O gatilho para a mudança foi a percepção dos passageiros que, em 2019, consideravam o “Comunicador” Metrô distante, impositivo e sempre pronto para dizer “NÃO”. Concebida a ideia para uma nova linguagem de comunicação institucional, a empresa começa o processo de instalação de sinalização padronizada e campanha lúdica nas plataformas de algumas estações, mas sofreu interrupções por conta da pandemia. Em outubro de 2021, começa a aplicar esta linguagem lúdica em todas as suas campanhas institucionais. Em dois anos, a empresa assume a Gentileza como norteadora de suas mensagens e o Metrôtoon – a família de cartum do Metrô de São Paulo, aprovado por mais de 90% dos passageiros, sai das plataformas e invade as estações.
Olá! Hoje vou falar em Libras (Língua Brasileira de Sinais)!
Para dar um recado para vocês… especialmente em Libras (Língua Brasileira de Sinais)!
Em caso de qualquer problema, fique no trem! Só saia com a orientação de um funcionário!
Mudar o comportamento das pessoas pode ter resultados surpreendentes quando se é por convencimento e não pela imposição. E o Metrôtoon tem sido capaz disso. O cartum tem linguagem simples, lúdica e, com o seu jeito descontraído, evidencia os comportamentos inadequados, mas, ao mesmo tempo, provoca risadas e deixa a viagem de metrô muito mais leve. A família de personagens do Metrô de São Paulo está envolta nos conceitos de humanidade e diversidade. O Metrô de São Paulo inova, quando divulga mensagens únicas que atendem todos os públicos, até mesmo para quem é analfabeto. Inova também quando insere em toda a sua comunicação institucional palavras como “Por favor”, “Obrigado” e, “Seja Gentil”. No mundo pós-pandemia são atitudes que mudarão a maneira com que convivemos.
Os bonecos amigáveis
Foto: Márcia Alves/MetrôSP