Foto: Márcia Alves/Metrô SP

Metrôtoon como Comunicação Visual

Muito em decorrência das restrições impostas pelo período pandêmico, a instalação da sinalização padronizada nas plataformas, com as orientações da mudança de embarque e desembarque dos trens, terminou em dezembro de 2022. As personagens do Metrôtoon estão atualmente em todas as plataformas das quatro linhas operadas pela empresa e a mudança comportamental pode ser vista com frequência. Em pesquisa de avaliação das campanhas Mais Gentileza, realizada pelo Metrô em julho de 2022, aponta que 72% dos passageiros viram melhora no embarque e desembarque.

Fotos: Márcia Alves/Metrô SP

Campanha Embarque com Gentileza

Mas como as boas práticas devem ser incentivadas continuamente, a empresa desenvolveu em outubro de 2021 a campanha Embarque com Gentileza, na qual o conceito do lúdico foi respeitado, de maneira a manter viva a nova linguagem, até que a família de cartum estivesse pronta para invadir as estações. Esta campanha abordou também temas relacionados a pedintes e comércio irregular dentro do sistema. As nove ilustrações são assinadas pelo designer Rafael Monti, da ADAG Comunicação.

Em ação coordenada pela operação da empresa, funcionários atuaram diretamente junto aos passageiros com o objetivo de orientá-los e engajá-los nesta nova maneira de entrar e sair dos trens: saída pelo centro das portas e entrada pelas laterais. Como reforço, mensagens lúdicas, com ilustrações em cores vibrantes, davam os “recados” desejados, começando as frases com a expressão “Por Gentileza…”

A campanha Embarque com Gentileza contou com a participação de quase 3 mil funcionários operativos do Metrô, que realizaram 345 ações de engajamento durante sete meses, em 2021 e 2022.

“Para a criação da campanha, partimos da questão de como os sentidos podem ajudar na organização da mobilidade urbana. São eles as ferramentas essenciais para que os usuários do Metrô prestem atenção e possam se organizar de forma à transformar em melhorias a circulação nas estações. Assim, desenvolvemos ícones gráficos para causar identificação e comunicar em tom de orientação, conceito que vai ao encontro do tema de campanha Embarque com Gentileza”. Rafael Monti, designer da ADAG Comunicação

Animações

Embarque com Gentileza: Comércio irregular

Mensagem: “Olha a bala, olha o ciclete! Por gentileza, evite incomodar ou dificultar a circulação de passageiros. É proibido o comércio irregular nas estações e trens”.

Embarque com Gentileza: Pedinte

Mensagem: “Ô, me dá um trocado aí? Por gentileza, não incentive pedidos de esmola nas estações ou trens. Dinheiro de mão em mão aumenta o risco de contágio pelo vírus da Covid-19”.

Embarque com Gentileza: Músicos

Mensagem: “Por gentileza, evite incomodar ou dificultar a circulação dos passageiros. Apresentações artísticas nas estações precisam de autorização do Metrô de São Paulo”.

Cartazes e ativação dos funcionários

O Metrô Comunicador

Foto: Márcia Alves/Metrô SP