A artista Aline Lima apresenta na exposição cerca de 20 ilustrações inspiradas em xilogravura, que têm o Nordeste brasileiro como inspiração. As imagens retratam cenas e símbolos como o cangaço, o sertão, folguedos e fantasias populares.
O projeto “Do papel à pele: nordeste ilustrado” tem como objetivo trazer para o universo da tatuagem e da ilustração inspirações na xilogravura de cordel por meio de elementos que remetem à brasilidade e principalmente ao nordeste do Brasil.
Para esta exposição, foram selecionadas algumas obras que sintetizam a essência do meu trabalho ao longo de cinco anos de trajetória enquanto artista visual e tatuadora. Cenários, costumes, manifestações culturais e objetos que fazem referência à memória afetiva do brasileiro compõem essa coleção.
Enquanto mulher artista, considero importante ressignificar a xilogravura de cordel e trazê-la para outros contextos, como uma forma de afeto e lembrança marcados na pele.
Sobre a artista
Meu nome é Aline Lima, tenho 30 anos, nasci e cresci na Zona Sul de São Paulo. Sou mãe de uma garotinha de 6 anos. Formada em 2016 em Design de Interiores pela FMU. Meu primeiro contato com a xilogravura foi em 2019, através da Fábrica de Cultura de Diadema, anos depois tive a chance de estudar mais sobre a técnica no Museu Lasar Segall.
Realização: Linha da Cultura