Passageira assídua do transporte desde sua chegada à cidade, a artista convida o público a adentrar universos lúdicos e repletos de história. Em 19 ilustrações inéditas, Ida constrói obras que refletem a dinâmica caótica da cidade transitando pelas estações do Metrô e seus arredores, com suas cores vibrantes e contrastes marcantes a partir de recortes de mapas, bilhetes, fotografias e outros elementos gráficos.
Ida Feldman retorna à Linha da Cultura com uma exposição que homenageia o Metrô de São Paulo e seus 55 anos de fundação. Passageira assídua do transporte desde sua chegada à cidade, a artista convida o público a adentrar universos lúdicos e repletos de história. Suas colagens, que misturam elementos da cultura pop, marcos históricos e imagens encontradas na internet, demonstram a habilidade da artista em atribuir novos significados a partir de elementos aparentemente desconexos. Em 19 ilustrações inéditas, Ida constrói imagens que refletem a dinâmica caótica da cidade transitando pelas estações do Metrô e seus arredores, com suas cores vibrantes e contrastes marcantes a partir de recortes de mapas, bilhetes, fotografias e outros elementos gráficos.
Sua história com essa mídia artística não é recente. Ida Feldman desenha e faz colagens desde pequena, na escola e com seu irmão Cláudio Feldman, que também faz colagens até hoje. Em um de seus processos criativos antes da era digital, Ida pintava rostos e colava bocas e olhos em papel canson. Desde os anos 1990 ela cria imagens suas, de amigues e flyers com imagens que tira da web, transformando-as em sua arte.
“Muitas vezes não faço ideia do que vai dar, mas vou recortando e mexendo até sair algo. Eu amo fazer colagens aleatórias como um jeito de descansar de um dia cheio de coisas, é um tipo de relaxamento criativo.”
Embarque nessa jornada de cores e história que representa tão bem a trajetória do Metrô de São Paulo e seu impacto diário na vida de milhões de pessoas.
Realização: Linha da Cultura
Siga nas redes sociais