A exposição Portinari Para Todos está presente no MIS Experience! E no Metrô estão expostas algumas obras de Candido Portinari em conjunto com releituras de suas obras realizadas por artistas grafiteiros contemporâneos.
Nenhum artista pintou mais um país como Candido Portinari pintou o seu. Ao longo de sua vida, foram mais de 5.000 obras inspiradas no Brasil e no brasileiro. Nossas paisagens, costumes, povos, história e natureza, nada escapou ao seu olhar sensível, atento e atemporal.
Os passageiros que passarem pelo Espaço Cultural da Estação Sé, Linha 3-Vermelha, poderão visitar a exposição Portinari Para Todos no Metrô, que apresenta algumas obras de Portinari com releituras realizadas por artistas grafiteiros contemporâneos. A mostra traz 11 painéis assinados por grafiteiros de diversas Fábricas de Cultura da capital paulista: Lais da Lama, Ana Kia, Del André, PRETOtna, Dimas Miguel, Mari Pavanelli, Pixote Mushi, Tiago Zaka, Fernando Berg, Thiago Monster Ectoplasma e Rodrigo Mandi. Os artistas partiram das obras O Mestiço (1934), Cangaceiro (1951), Retirantes (1944) e Chorinho (1942), de Portinari, como inspiração. Livres para criar, os grafiteiros trouxeram um novo olhar para temáticas genuinamente brasileiras, uma marca de Portinari.
Paralelamente à exposição na Linha da Cultura, o MIS Experience exibe a mostra Portinari Para Todos até 10/07.
Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e ACCIM – Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Promac.
Concepção: Magnetoscópio Parcerias: TV Cultura, Projeto Portinari, Museu Casa de Portinari, Museu Catavento e o programa Fábricas de Cultura.
Apoio: Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), Paço das Artes e Linha da Cultura.