Confira a seleção de retratos realizados ao longo dos últimos quatro anos por Rafael Hayashi, que tem como tema central de seu trabalho o conflito entre sociedade e indivíduo.

Em 2021, o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) trouxe para as vitrines da Estação Trianon-MASP dois grandes presépios de seu acervo e, agora, dando continuidade ao projeto de ocupação deste importante espaço, apresenta o trabalho do artista plástico Rafael Hayashi. 

O MAS também mantém uma sala expositiva com mostras temporárias na Estação Tiradentes, Linha 1-Azul. O acesso é gratuito aos usuários do Metrô. Visite! 

Levar o acervo da instituição para além das paredes do Museu e colaborar com artistas contemporâneos possibilita que um número ainda maior de pessoas tenha acesso à cultura, ao conhecimento e à arte. 

São Paulo, Brasil – 1985 

Conflitos entre a sociedade e o indivíduo são o tema central de seus trabalhos. São Paulo, Brasil, é a cidade onde nasceu, vive e de onde suas ideias são extraídas. Da luta que trava com a cidade e da força que faz para não ser engolido por ela emergem as suas obras. 

Nas pinturas, as formas surgem em meio a grandes massas de tinta. Como se fosse modelada, a tinta é adicionada e removida com as mãos, pedaços de tecido e outros materiais, criando volumes, movimento e luzes. Muito influenciado pela arte oriental, seus trabalhos têm muitas marcas do ukiyo-e (gravura japonesa) e da pintura contemporânea, com toda a sua força, precisão e expressividade. 

Rafael Hayashi 

A série Retratos

2017-2021 

Segundo o artista, o projeto é a seleção de 20 pinturas realizadas ao longo dos últimos quatro anos:  

(…) pinturas que marcam o início de um novo processo, que carregam em sua essência o frescor de novos caminhos, por serem lugares que deixo abertos às possibilidades com relação à forma, às novas técnicas e por não terem a obrigação de pertencerem a uma série específica. Possibilidades estas que não me permito nos trabalhos em geral. Nos retratos aparecem rostos e personagens anônimos que, em sua maioria, partem de referências fotográficas de arquivos pessoais de amigos. Personagens brasileiros, lugar de interesse e busca do meu trabalho.

Realização: Museu de Arte Sacra e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Apoio: Linha da Cultura