Histórias em quadrinhos, Verônica Berta

Na exposição, podemos ver ilustrações de sua obra “Princesa de Areia”, que trata de questões que afetam a maneira como pessoas se relacionam afetivamente, especialmente as mulheres; e ilustrações da obra “Ânsia Eterna”, uma releitura de obras de Júlia Lopes de Almeida que foi indicada aos prêmios Jabuti, HQMIX e Angelo Agostini.

Em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional (30 de janeiro) apresentamos o trabalho da quadrinista paulistana Verônica Berta. As páginas coloridas fazem parte de sua HQ Ânsia Eterna (2018, SESI-SP) e, seguindo a sequência das páginas em preto e branco, é possível ler um dos capítulos da HQ Princesa de Areia (2022, independente) na íntegra.

Ânsia Eterna é uma adaptação em quadrinhos de três contos de Júlia Lopes de Almeida, publicados no livro homônimo de 1903. Júlia Lopes de Almeida foi uma grande escritora da Belle Époque carioca, foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras (não foi membro por ser mulher) e marcou, portanto, a história da literatura brasileira. Os principais elementos do livro Ânsia Eterna – suspense, surpresa, grotesco e tragédia – são transportados para os quadrinhos numa proposta artística voltada para a pintura. Um ponto comum entre as três histórias é a potencial reflexão, em forma de narrativa, sobre as diferentes expectativas impostas às mulheres na sociedade brasileira da época de Júlia (e que ainda dizem muito sobre o contexto atual). A HQ está entre os livros finalistas do prêmio Jabuti 2019, recebeu duas indicações ao Troféu HQ Mix e no 35º Troféu Ângelo Agostini, na categoria Melhor Lançamento 2018.

Princesa de Areia foi lançada em dezembro de 2022. Inspirada no realismo mágico, a HQ trata de questões que afetam a maneira como pessoas, principalmente mulheres, se relacionam afetivamente. São três histórias que, de maneira metafórica, evidenciam formas de se ver e desejar que são muitas vezes naturalizadas, apesar de autodestrutivas.

Verônica Berta é quadrinista, ilustradora e professora de desenho na Quanta Academia de Artes. Além dos trabalhos aqui apresentados, ela é Ilustradora da adaptação para quadrinhos de Quincas Borba, de Machado de Assis (roteiro de José Antonio Aguiar, FTD Educação) e atualmente está trabalhando na versão em quadrinhos de A Casa das Sete Mulheres (de Letícia Wierzchowski, editora Maralto).

Princesa de Areia

Ânsia eterna

Realização: Linha da Cultura

Siga nas redes sociais