Para comemorar os 49 anos da operação do Metrô de São Paulo, a Linha da Cultura e a fotógrafa Viviane Veiga apresentam a exposição composta por mais de 30 imagens.

Acredito que meu processo de criação fotográfica sofra muita interferência da minha formação acadêmica, engenharia civil. Deste modo, o ambiente metroviário me permite um mergulho profundo no mundo do concreto e das formas geométricas, onde cada curva e perspectiva têm um papel primordial na construção de uma imagem que possa transmitir uma mensagem, despertar emoções e capturar a atenção do espectador.

Assim, durante a composição fotográfica procuro explorar as diferentes formas e cores das estações, vias e pátios de manutenção, fazendo uso da criatividade para compor uma imagem esteticamente agradável ou até inesperada, seja através de analogias ou de contrastes impactantes.

Ao fotografar, o processo de criação se desenrola de forma única, pois é uma forma de expressão que se mistura com a técnica, o olhar e a sensibilidade ali do momento. A escolha do enquadramento, da velocidade do obturador e da abertura do diafragma são decisões que influenciam a captura da imagem de maneira significativa, permitindo que se materialize em uma fotografia tudo o que minha mente projetou.

Nesse processo, cada detalhe se torna essencial, desde a seleção do local, o ângulo da foto até a sua pós-produção. É através dessa cuidadosa manipulação que a fotografia transmite sua mensagem de maneira eficiente, seja através de uma imagem minimalista onde o concreto se destaca em toda a sua forma e textura ou um ângulo inusitado onde as formas geométricas se mesclam em uma rica composição visual.

Assim, a fotografia pra mim se revela como uma arte capaz de congelar momentos e dar voz às sensações. É um processo desafiador, que exige habilidade técnica, mas que também se alimenta da essência criativa ali do momento. É um universo vasto de possibilidades, onde cores, formas e perspectivas se misturam em uma dança constante de criatividade. A criação fotográfica é a matéria-prima que leva o mundo a ser explorado, apreciado e que, através desta exposição fotográfica, posso compartilhar um pouco com vocês esse meu olhar dentro do universo metroviário. Espero que apreciem!

Viviane Veiga

Realização: Viviane Veiga e Linha da Cultura