A Vitrine de Figurinos de Ópera na Estação Marechal Deodoro recebe um dos figurinos da personagem Fé-An-Nich-Ton, interpretada pelas sopranos Giuliana Moura e Janaína Lemos, da opereta “Ba-Ta-Clan”.
A opereta Ba-ta-clan, apresentada na temporada lírica de 2022, contou com a presença da Academia de Ópera e da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro. O espetáculo de Jacques Offenbach, com libreto de Ludovic Halévy, teve direção musical de André dos Santos, direção cênica e dramaturgia de Rogério Tarifa, além de preparação de elenco, teatro de animações e dramaturgia de Luiz Cherubini.
Diálogos falados, temas leves, música ligeira, com ênfase em melodias que grudam no ouvido e ritmos contagiantes de dança são os principais elementos de uma opereta como Ba-ta-clan. Vale destacar que o compositor, Offenbach, buscava construir obras que fossem populares e que pudessem romper com a forma, o conteúdo e a estética das óperas tradicionais.
Ba-ta-clan se passa num país imaginário no oriente, uma China distante, onde com o desenvolvimento do enredo todos se descobrem sendo franceses. A obra foi escrita em 1855 e Offenbach teve como um dos eixos centrais de inspiração fazer uma crítica a Napoleão III, que após ser eleito pelo voto, deu um golpe de Estado na França, acabou com a república e instaurou novamente o império.
Realização: Theatro São Pedro
Apoio: Linha da Cultura
Siga nas redes sociais
Instagram: @theatrosaopaulo