English EN French FR Portuguese PT Spanish ES
Pesquisar
Close this search box.

Sergi Cadenas – A imagem expandida

Estação Trianon-Masp, Linha 2-Verde
30.09.2022 a 08.01.2023

A instalação é uma das seis obras que o artista apresenta no Brasil para a exposição “Sergi Cadenas – A imagem expandida”, que acontece na íntegra no Farol Santander.

A principal característica das obras é a participação do espectador: as pinturas tridimensionais feitas em óleo sobre tela ganham vida a partir da perspectiva e do movimento do visitante. Todas as telas foram produzidas por Cadenas entre 2020 e 2022 e serão exibidas pela primeira vez fora da Europa. A técnica que o artista utiliza para gerar o surpreendente e impactante efeito no público consiste em produzir dois retratos diferentes em uma única pintura. Suas peças mudam de perspectiva à medida que o visitante da exposição caminha em frente à tela, de um lado para o outro. Essa interação do espectador vai revelando aos poucos e gradualmente as mudanças no quadro.

Sobre Sergi Cadenas 

Sergi Cadenas nasceu em Girona, em 1972. A sua família sempre esteve associada à arte, mas neste caso, a trabalhos com ferro. Cadenas é um artista vocacional cuja criatividade segue as suas próprias instalações autodidatas. 

A experimentação proporcionou a ele uma linguagem visual própria. Em suas obras mais recentes, as pinturas a óleo tridimensionais variam de acordo com a perspectiva do espectador, introduzindo uma dimensão cinética e sugestiva de nossa visão da realidade. 

Aos 16 anos, começou a trabalhar na oficina de seu pai, e cinco anos depois já a administrava. Seu desenvolvimento artístico sempre esteve ligado ao mundo artesão. Estudou design e ferragens artísticas no Gremi de Serrallers, em Barcelona, e mesmo sendo um pintor habilidoso, nunca estudou desenho – o que o faz autodidata.  

Atualmente, ele é responsável pela Ferros d’Art Cadenas, a empresa familiar, que é conhecida em Girona e existe há quase dois séculos. Desde que os seus antecessores se mudaram para lá, na primeira metade do século XIX, a fundição tem sido uma parte essencial da história cultural e arquitetônica da cidade. O bisavô de Sergi, Nonito, colaborou com o arquiteto Rafael Masó, e seu trabalho em ferro forjado pode ser visto em várias construções suas. 

Realização: Farol Santander São Paulo

Estação Trianon-Masp, Linha 2-Verde
30.09.2022 a 08.01.2023

Veja também

plugins premium WordPress